segunda-feira, 18 de abril de 2011

Filho, isso é coisa de adulto!! (Será??)

Quem é Deus?
O que a polícia faz?
O que é multa?
O que é governo?

Como você explicaria essas questões ao seu filho(a) de idade entre 4 e 5 anos?

Quando minha filhinha me perguntou sobre Deus, eu lhe disse que Ele é "tipo" um super-herói, que tem muitos poderes e pode fazer o que quiser. Disse que Ele mora no céu e vê todas as coisas e pessoas. Expliquei também que Ele é muito bom e nos deixou um livro onde estão escritas as coisas que podemos fazer se quisermos ser amigos dele.
Ensinando sobre todas as coisas que Ele criou (céu, terra, sol, lua), achei interessante ela ter prestado atenção, raciocinado e questionado: "Foi Deus que criou o ladrão?" Respondi que sim. Ela me perguntou "Por que?"
Então eu disse que Deus criou pessoas boas, mas Ele deixa elas escolherem se querem ser amigas dele ou não. Ele não obriga a pessoa a ser amiga dele. Daí a pergunta: "E se a pessoa não quiser ser amiga dele, o que acontece?"

No meu caso, já havíamos conversado sobre morte, quando certa vez ela me questionou sobre o assunto. Então, pude falar sobre a recompensa da "ressurreição", que faz parte dos ensinamentos em diversas religiões. Você também pode explicar sobre a sua crença, em palavras simples.
Minha explicação foi a seguinte: "É assim: Deus é muito poderoso. Então, ele prometeu que as pessoas boas, que querem ser amigas dele, quando elas morrerem, depois ele vai fazer viver de novo e para sempre. E quando elas viverem de novo, não vai mais existir dor, nem pessoas más, nem tristeza...vai ser um mundo maravilhoso. As pessoas que gostam de ser más, nem ligam para Deus e não querem ser amigas dele, quando morrer, vão ficar mortas para sempre, não vão viver de novo."

Dessa forma, ela terá uma visão de um Deus bom, poderoso e que recompensa aquele que quer ser seu amigo. E quando que ela faz coisas boas, eu digo: "Muito bem, filha. O Papai do Céu deve estar muito feliz com você!" (precisamos passar uma imagem diferente daquela que era passada antigamente, onde só ouvíamos falar de Deus quando fazíamos coisas erradas: "Se você fizer isso, Deus castiga!"


Sobre a polícia, expliquei que ela nos protege e prende os bandidos. (Nunca fale e nem permita que alguém fale para seu filho: "Cuidado! Se você for para lá, a polícia vai te pegar!). Já ouvi esse tipo de "ameaça", que é péssima para a criança!

A multa é assim: a polícia dá um papelzinho para quem faz coisas erradas e aí a pessoa tem que dar dinheiro para ela, de castigo.
Ela me respondeu: "Então a polícia deve ser rica, né mãe?" Achei tão engraçado o raciocínio. Dei um sorriso e respondi: "Na verdade, esse dinheiro vai para o governo.". Então, é claro, veio a pergunta: "O que é governo?"

O governo é o lugar que pega todo esse dinheiro e *faz coisas boas para as pessoas, como: escola, hospital...
*pelo menos deveria, né? :(


É incrível perceber o quanto a criança fica observando, entendendo e argumentando diante das explicações. É incrível a forma que ela reproduz essas explicações a outras pessoas. Realmente a criançada é muito esperta...muito mais do que imaginamos...Apenas precisam que tenhamos paciência e disposição para explicar sobre os mais diversos assuntos que, se utilizada uma linguagem apropriada para sua faixa etária, certamente entenderão! :)


por: Cibele Raiado

Nenhum comentário:

Postar um comentário