sábado, 4 de junho de 2011

TPM e palavras que podem ferir

Falando sobre TPM...

Nesta fase o pessimismo pode tomar conta de nós e pequenas coisas angustiam e nos deixam tristes e desanimadas, portanto, cultive o otimismo, afaste os pensamentos ruins, mágoas e rancores, acredite que as coisas podem dar certo apesar das dificuldades, não se deixe dominar pela falta de ânimo. Afaste-se de pessoas negativas, se deixe contagiar pelo otimismo e entusiasmo daqueles que estão de bem com a vida. Diga para você mesma que tudo irá passar com a chegada da menstruação, que você não é assim, e acredite, passa mesmo e no dia seguinte muitas vezes não mais faz sentido toda aquela melancolia dos dias anteriores e você passa a sentir que está de volta ao seu estado natural.

Quanto à agressividade, observe se ela aparece apenas em alguns momentos do mês ou se ela é um sentimento constante em sua vida, pois neste caso, outros fatores podem estar contribuindo, como o relacionamento com marido e filhos, as pressões do trabalho, os problemas econômicos e você precisará encontrar formas de resolvê-los. No entanto, se percebe que problemas que normalmente você tira de letra, em certos dias parecem te tirar do sério e você discute por qualquer coisa, cuidado, isto pode ser TPM! Seus colegas de trabalho, seu chefe e subordinados, não têm culpa e nem motivos para se tornarem alvos da sua fúria. Respire fundo, pense bem antes de responder, evite marcar reuniões ou tomar decisões importantes nesses dias e caso não seja possível adiar ou cancelar compromissos, fale menos ouça mais, meça suas palavras para não se arrepender depois.


E quanto aos filhos?

Evite tomar atitudes drásticas com os filhos caso eles cometam algum erro, esfrie a cabeça, respire fundo, pois certamente depois que a TPM passar você se arrependerá das atitudes tomadas. Melhor sair para andar e espairecer, até a tensão diminuir.

É importante deixar que seus filhos saibam que sua raiva, irritabilidade, impaciência ou qualquer outra alteração de humor não é culpa deles.

Seria conveniente explicar-lhes:

"Em algumas ocasiões eu não me sinto bem e estou triste ou digo coisas que não queria dizer. O médico está tentando ajudar a me sentir melhor. Não queria que vocês se preocupassem com isto. Quero que saibam que amo vocês, que quando estou alterada a culpa não é sua. Gostaria muito que vocês pudessem me ajudar compreendendo meus sentimentos nessas horas. Obrigada!"

Assim que possa, depois de uma ação intempestiva, diga a seu filho(a):

"Realmente lamento muito minha atitude. Faz tempo que me aborreci, não por sua culpa. Você não fez nada de mal" . Os abraços fortes serão sempre bem recebidos neste momento tanto para as crianças quanto para você.


fonte: "Vida ativa sem TPM"
http://www.programa-ato.com.br/sobre_a_tpm/vida_ativa_sem_tpm/index.php

2 comentários:

  1. Linda mensagem para nós mulheres, Cibele!

    Estive até pensando estes dias em ver a possibilidade de nunca mais menstruar. Caramba...é um desgaste fisico e emocional.

    Venho tentando deixar comentários aqui mas aparece uma mensagem recusando.

    Vou ver se desta vez consigo.

    Cheguei até a salvar meus comentários num arquivo de word para um dia lhe passar quando encontrasse uma forma.

    Só agora há pouco descobri que do meu blog consigo lhe mandar uma mensagem !

    Agora preciso ver onde guardei estes arquivos aqui no meu computador!

    Mas, eu quero lhe parabenizar e dizer que seu blog é de grande ajuda para as mães e pessoas em geral. E que os maiores beneficiados realmente serão as crianças!

    Um abraço !

    Mimi

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mimi
    tudo bem?

    Nossa...nem me fale...ninguém merece os sintomas da TPM, né? :/

    Fiquei feliz por sua visita e comentário.

    Tomara que encontre o arquivo com as mensagens. Serão muito bem-vindas! :)

    Abraços,
    Cibele

    ResponderExcluir